Páginas

quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

O Pai Natal

Antes de mais cumpre-me informar que se tem menos de 12 anos não deve ler este texto.

Como alternativa divirta-se aqui.

Está por toda a parte, em centros comerciais, festas de empresas, nas montras, etc.

Depois de um aprofundado estudo académico, descobri que o dito cujo, como nos é apresentado actualmente, foi criação do Sr Haddon Sundblom, artista e neste caso modelo, que o desenhou à sua imagem para a Coca-Cola, nos idos anos 30 do século passado.
Também consta que foi única obra do artista que perdurou, os restantes trabalhos que criou tinham um prazo de validade e foram todos parar ao lixo.
Desenhava modelos femininos desnudados para calendários de parede.

Logo que entrou em cena, por força da marca que ainda não tinha inventado a formula da Coca-Cola Zero, foi adoptado como uma marcante referencia natalícia e substituiu todos os outros País Natal que coexistiam até à altura, que caso não saiba, eram de varias cores e tamanhos. Havia-os com vestes vermelhas, verdes, lilás e até de peles, eram gordos, magros e os assim e assim, e com figurinos com pele dos 5 continentes.

A imagem de um velho simpático, bonacheirão, barrigudo, de barbas brancas simbolizava para as crianças da época a bondade, o saber, a experiência, a tolerância e de tudo o mais que se esperava de um avô "querido e fofo".

No entanto, o tempo encarrega-se de aprimorar os valores, alteram-se os hábitos, tendências e modas, e com isso as percepções e os significados dos símbolos passam de in para out.

Em relação ao Pai Natal, eu bem já tinha notado algo, primeiro do meu pai que em tempos comentou "com as faces e nariz tão vermelho deve beber tanta Coca-Cola como eu" e depois pelo comportamento da minha sobrinha que quando criança berrava que nem uma desalmada quando via um e lhe chamava “Homem mau”.

De facto as novas gerações já não vêem o mesmo Pai Natal que eu vi quando era criança que me fazia lembrar o meu avô.


Hoje um avô contemporâneo tem preocupações com a obesidade e já frequenta ginásios ou veste uns calções de licra para praticar BTT; é defensor e amigo dos animais e não explora as renas; tem preocupações ambientais e de forma alguma iria montar uma indústria de brinquedos em pleno Polo Norte.

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...