Páginas

terça-feira, 28 de junho de 2016

Os Donos Disto Tudo


As crises são más, mas também tem o seu lado bom. Uma das coisas boas que têm, é a de limpar o mercado de certas (pseudo) empresas e empresários.

O caso mais emblemático foi a queda do Ricardo Salgado (e Comp. Lda) e do seu império. Não era por acaso que era conhecido pela sigla do DDT (Dono Disto Tudo). Não havia grande negócio em Portugal, que de forma directa ou indirecta, não tivesse lá a sua mão. Não havia governo que não tivesse um ou mais membros oriundos da sua coutada ou da sua rede de influencia. O seu estatuto permitia-lhe frequentar os salões da realeza europeia, relacionar-se com o mundo da alta finança, a ter sempre a porta aberta dos gabinetes dos ministérios e ter certos jornalistas ao seu serviço. Fazia e dava a fazer bons negócios, como patrão granjeava da simpatia dos sindicatos e era um bom mecenas. No entanto bastou apanhar um primeiro ministro e uma ministra das finanças que se recusaram a avalizar um empréstimo da CGD de 2.500 mil milhões de euros e foi o que se viu. Aquilo que parecia ser um grande império, não passava de um monte de empresas, quase todas falidas e que viviam à custa das poupanças de muitos incautos clientes que pensavam estar a fazer investimentos seguros e rentáveis.

Mas se este tinha um estatuto a nível nacional, e a nível local também temos algum DDT?

Há quem diga que sim.
Dizem-me que também temos à nossa dimensão, um Dono Disto Tudo.

Dizem-me que temos um DDT que de forma directa ou indirecta controla instituições que movimentam muitos milhões, empregam muitos trabalhadores e que por isso tem grande influencia na economia local. Dizem-me que na política joga em mais que um tabuleiro e tem sempre a porta aberta na sede do município para influenciar decisões e aconselhar nomes. Dizem-me que é tão DDT que até nomeia familiares directos para altos cargos das instituições que controla e que não lida muito bem com um não ou com uma discordância.

Só não me dizem, se tal como o Ricardo Salgado o nosso DDT tem “pés de barro”.

Mas afinal quem é o nosso DDT?
Ora bolas!! Não me querem dizer…



Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...