Páginas

terça-feira, 1 de outubro de 2013

Daqui a 4 anos há mais....festa.


E voilá acabou-se a festa das eleições.

Enquanto uns festejam e se preparam para apanhar as canas, outros vão acordando do pesadelo.

Tal como era previsível o PS ganhou em todas as frentes e o mais directo opositor, PSD e Companhia Lda ficou-se pelo pelo segundo lugar e assim, mais uma vez fica comprovada a minha teoria de que pelo PS qualquer um arrisca-se a ganhar.

Neste aspecto o concelho da Mealhada daria um bom tema de mestrado ou doutoramento em Antropologia.

Diz quem viu que na sede de campanha do PSD e Companhia Lda o desalento era notório e que só alguns repetentes nestas andanças estavam satisfeitos com o aumento de votos relativamente às últimas eleições. De alguma forma compreende-se o sentimento da malta que pela primeira vez se atreveu a concorrer contra o PS e não tem o traquejo dos veteranos destas lides, habituados a perder. Mas se tivessem lido o que por aqui fui escrevendo, estariam prevenidos e não seriam necessários lenços de papel.

Paciência não posso chegar a todo lado.

O candidato Gonçalo Louzada estava decepcionado, mas lá foi tentando moralizar os mais desiludidos. Consta que embora desapontado com o resultado, desabafou com alguém, que talvez tivesse sido melhor assim, porque por aquilo que se apercebeu nas ultimas semanas, a coluna vertebral dele não conseguia fazer contorcionismo necessário para as cambalhotas e manobras politicas que imperam no concelho. Pelo que me parece, mais um cabeça de lista da oposição que vais abdicar da função para ir tratar da vida.

Eu como sou esperto e não me dou com lamurias, fui como é hábito para os Paços do Concelho acompanhar o desenvolvimento dos resultados.

Não se rompia e parecia que estava assistir a um jogo de futebol. È uma coisa que me faz uma certa espécie é o comportamento de alguns que a cada actualização de resultados, festejavam como se o Ronaldo tivesse marcado um golo pela selecção nacional. Mas foi engraçado de assistir ao desenrolar da publicação de resultados e analisar o comportamento de alguns intervenientes.

Um dos momentos altos do espectáculo foi quando se soube do resultado da ex freguesia da Antes, que assim vingou a sua extinção retirando o único bastião ao PSD.

Ao contrário dos outros anos, não foram vistos alguns habitues destas ocasiões e o próprio presidente Carlos Cabral segundo se consta esteve sempre refugiado num gabinete.

Um dos intervenientes mais activos da dita festa nos Paços de Concelho, foi o filho de um dos faltosos, o nosso amigo camarada Jorge Carvalho. O jovem estava tão radiante que parecia que tinha ganho o euro milhões. Estava muito contente com o brilhante trabalho de fotógrafo da campanha, que consistia em disparar flashes para os olhos dos adversários políticos do seu ídolo no decorrer dos debates. Fazendo fé no meu acompanhante de espectáculo  é próprio de um jovem rebelde que só quer chatear e/ou chamar atenção do pai.

Outro dos momentos altos da festa e digna de cena de filme de Francis Coppola, foi a chegada do vitorioso Dr. Rui Marqueiro, com todos os seus a querem chamar-lhe atenção de que estavam presentes naquele momento importante.

Um dos vitoriosos aparentemente mais tranquilo era o numero dois o Professor Duarte, que pelos vistos já tinha há muito a certeza da vitória eleitoral. Ainda não tinha começado a campanha propriamente dita, e já se fazia apresentar a muitas pessoas e na própria câmara, como o futuro responsável pelos pelouros da educação e do desporto do concelho. Mais um que em tempos concorreu por uma cor e agora para sair vitorioso no plano politico teve-se que mudar para o PS.

O mais chato desta historia toda, foi no fim daquele reboliço todo, quando ao contrario da festa que se realizou no Teatro Caffé, esperava ser convidado para acompanhar a comitiva para os festejos que provavelmente incluíram champanhe e algo para mastigar, e zarparam todos em caravana sem nada me dizerem e lá tive que vir para casa comer umas sopas de leite com pão.



Espero que pelo menos não se esqueçam de me convidar para a tomada de posse do novo presidente da freguesia do Luso. Quero estar presente para apoiar o meu amigo Homero Serra e Jorge Carvalho.

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...