Páginas

terça-feira, 27 de agosto de 2013

Por favor não emigrem..

Por favor não emigrem que vamos arranjar emprego para todos.

Era isto que o nosso primeiro-ministro devia ter dito na vez de ter mandado o pessoal emigrar.

Mais, devia propor a alteração da Constituição da Republica no sentido de ficar consagrado na lei fundamental, que por cada licenciado de fresco que não conseguisse uma colocação no mercado de trabalho, o governo devia de imediato criar um emprego condizente com a sua licenciatura.

Mesmo assim tenho dúvidas de que os queixosos ficassem contentes, porque por norma são contestatários, e só por dois motivos: por tudo e por nada.

Falo com conhecimento de causa, ou seja já fui jovem.




Agora vou tentar ser sério qb (para aqueles que não perceberam que estava a reinar).

O elevado desemprego de jovens licenciados parece que surgiu do nada e que agora tem que ser resolvido urgentemente com artes mágicas.
Muito boa gente à muito que vem alertando para a situação e toda a gente tem vindo assobiar para o lado. Ou seja tem-se produzido muito doutor, mas na mesma proporção tem-se destruído o tecido empresarial nacional (se desenvolve-se esta frase tinha matéria para 333 postes).

O certo é que agora passou a ser um tema querido aos candidatos autárquicos de todo o país e como não podia deixar de ser também do nosso concelho. Inicialmente foi o candidato Gonçalo Louzada a mostrar interesse pelo assunto e agora o candidato Rui Marqueiro, mas por interpostos apoiantes.

Não me parece seja por estar em moda, mas sim por se tratar de um assunto que toca a um grande nicho de mercado eleitoral.

Remetendo o assunto para o nosso concelho, acho estranho o súbito interesse do candidato Rui Marqueiro por esta temática. O problema é antigo e já se punha na altura em que ele era presidente da câmara municipal, e com a exceção da criação da escola profissional, não lhe vi nenhuma outra ação de relevo para a dinamização empresarial no concelho.

Único executivo que parece que acordou (tardiamente e na minha opinião mal) para a necessidade de revitalizar a economia do concelho, foi a do Prof. Carlos Cabral com a criação da marca das IV Maravilhas e a criação da zona industrial da Pedrulha. E sobre esta infraestrutura estranha-se o facto de só agora ter sido implementada, ao fim de mais de 30 anos da abertura da Autoestrada A1.
Penso que deve ser caso único a nível nacional. Enquanto outras autarquias reclamavam um acesso à A1 para terem um acesso rápido às suas zonas industriais (casos do Cartaxo, Soure e Anadia), a Mealhada teve uma zona privilegiada às moscas.

Resumindo, em matéria de atração de investimentos de capital e consequente criação de emprego os executivos camarários, pouco ou nada fizeram. A política que genericamente tem sido seguida, tem sido no sentido de criar infraestruturas de lazer e bem-estar por todo o concelho e quanto ao ganha-pão, o pessoal que procure nos concelhos limítrofes.

Os resultados estão à vista e os mais notórios, foram transformar o concelho para a maior parte dos residentes num dormitório e para gáudio de muitos, ter a câmara municipal como a maior empregadora no concelho (uma organização que vive dos dinheiros públicos).

Por isso meus amigos, a solução a curto prazo é de facto a apontada pelo primeiro-ministro ou seja, as ofertas superam largamente as necessidades e/ou possibilidades do mercado de trabalho, pelo que a solução é mesmo ir procurar lá fora.

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...