Páginas

segunda-feira, 13 de junho de 2016

Como se desenvolve uma Economia e porque se Afunda.

Titulo de um livro de que já li umas 3 ou 4 vezes, que de um modo muito simples e cómico, o autor Peter Schiff com recurso à banda desenhada descreve o desenvolvimento económico de um país e explica as complexas relações monetárias internacionais.

Para tornar simples a todos os leitores o pensamento económico, o autor cria uma parábola com as personagens Able, Baker e Charlie moradores isolados duma ilha, que fazem da pesca com as mãos a sua única actividade. Cada um destes pescadores apenas consegue apanhar um peixe por dia, o equivalente as suas necessidades de consumo diário. Os dias destes homens são penosos, resumem-se a dormirem e passarem o resto do dia dentro de agua para apanharem com as mãos um peixe para sobreviverem.

Até que um dia um deles, o mais empreendedor resolve arriscar a sua sobrevivência, ou seja, deixar de ir apanhar o seu peixe, para tentar criar uma ferramenta que lhe pudesse facilitar a actividade e assim passar menos tempo a pescar, para ter tempo para outras actividades e garantir que não voltava a passar fome.
E assim, aparece o primeiro capitalista na ilha e inicia-se o desenvolvimento económico na ilha.

De uma forma simples o autor mostra que a economia não é uma ciência exacta e que está mais para a psicologia e sociologia do que para a matemática.

Leitura obrigatória para os fãs da teoria Keynesiana.

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...