Páginas

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Alforreca !!

Para quem não sabe hoje comemora-se o dia do preservativo.

Presumo que seja por ser a véspera do dia dos namorados.

O preservativo em látex como hoje o conhecemos é uma invenção recente, embora o seu uso como contraceptivo e de prevenção contra doenças sexualmente transmissíveis remonte à antiguidade.

O pessoal antigamente valia-se do que havia para se proteger, e desde papel de seda, de linho, tripas e peles de bexigas de animais, tudo servia.

Embora o seu uso seja socialmente aceite e nalguns casos incentivado pela classe médica, ainda gera alguma controversa e reserva por parte de alas conservadoras afectas a certas religiões e também de alguns marialvas armados em bestas. 

O primeiro contacto que tive com tal coisa, foi muito precocemente nos meus tenros 6 anos, quando brincava numa praia à beira mar. Confundi o achado, que boiava na água, com uma alforreca.

Peguei-o com todo o cuidado e fui a correr aos gritos para a minha mãe: 
"ENCONTREI UMA PELE DE ALFORRECA, ENCONTREI UMA PELE DE ALFORRECA!".

Na altura não percebi o motivo das expressões da minha mãe, num misto de surpresa, vergonha e de repreensão. E foi muito custo que pegou na pele da alforreca que rapidamente enterrou na areia enquanto olhava para os lados para ver se alguém estava presenciar ao sucedido.


Na altura fiquei com a clara percepção que tinha feito asneira da grossa, tal como ter dado cabo de uma espécie animal em vias de extinção.

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...