Páginas

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Que rico que €u sou



Sou e parece que sempre fui um gajo rico.

Não herdei nenhuma fortuna e também não devo ter a sorte de ter um desconhecido que me vá deixar uma pipa de massa.

O que tenho foi tudo fruto dos meus rendimentos dos trabalhos que fui desenvolvendo sempre (repito e sublinho, sempre) foram declarados e por isso sempre tive que os dividir com os diversos ministros das finanças.

Nunca tive, para muita pena minha, a possibilidade de adquirir um Ferrari, uma penthause e muito menos uma casa de férias. As viagens que fiz pelo mundo foram feitas sentado em frente ao computador e as poucas que fiz "in loco", na maior parte das vezes foram à boleia das actividades que desenvolvo, mas no entanto contribui com algum, para o Mário Soares e companhia darem umas voltas ao mundo.

No entanto parece que sou um gajo rico.

Todos os meses contribuo com uma pipa de massa para o fandango publico e quando preciso de alguma coisa, como sou rico não tenho direito a isenções e arroto como se os meus rendimentos não tivessem fim. Aconteceu e acontece, quando preciso de acorrer à saúde, educação, justiça, serviços sociais, etc. 

Descontam-me antes e pago depois, é uma festa.

Mas afinal o que é que é ser rico?
Preciso de saber para saber se de facto sou rico. É que não me parece.

Sou mais rico do que aqueles que recebem subsídios estatais e tomam o pequeno-almoço na pastelaria, descansadinhos e se espreguiçam por ai ao sol a coçar a micose?

Sou mais rico do que aqueles que não podem pagar mais do que uma renda de 20,00€ por mês mas tem dinheiro para ter TV por cabo que é mais cara do que a renda?

Sou mais rico do que alguns ditos empresários que se passeiam em topos de gama e que declaram ordenados miseráveis?

Sou mais rico de que um empresário de restauração do concelho (e que não deve ser caso único) que se faz transportar de uma bomba e que até a empregada de limpeza da sua linda vivenda, consta da folha de pessoal do restaurante e que pelos rendimentos declarados consegue que o seu filho universitário tenha uma bolsa de estudo?

De uma coisa é certa, para os sucessivos governantes da nação sou considerado um gajo rico.

A coisa chegou a um ponto, que se somar o que me é deduzido ao ordenado ao que pago de IVA nos bens ou serviços que consumo, mais de metade do que ganho vai para a tesouraria pública. Quanto mais se ganha mais se desconta e quanto menos se ganha mais se recebe de ajudas, subsídios e outras benesses.

Para onde caminhamos?
Provavelmente para uma ditadura dos ditos pobres (mas de espírito).

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...