Páginas

terça-feira, 22 de abril de 2014

Procrastinar

Há um velho ditado que reza:
"Não deixes para amanhã o que podes fazer hoje".

Sempre achei este dito um perfeito absurdo e um conselho sem pés nem cabeça.

No entanto por causa destes adágios que definem os comportamentos ditos correctos, constantemente sinto-me mal comigo próprio, pelo facto de de não me empenhar em devidos projectos importantes que me deviam ocupar por completo.

Por exemplo, actualmente tenho uma lista de prioridades de afazeres importantes e que nalguns casos podem interferir com terceiros, mas no entanto arranjo sempre maneira de os evitar e perco-me noutros afazeres que não sendo desnecessários, não os considerei à partida prioritários, como é o caso do que agora estou aqui a fazer.

Como animal racional, que de resto me distingue dos outros animais, devia ser incrivelmente racional, basear cada uma das minhas acções numa ponderação cuidada e agir da melhor forma possível de acordo com essa deliberação.

As ciências sociais de cariz mais matemático, como por exemplo a economia, fundam-se principalmente na concepção dos seres humanos como animais racionais que fazem escolhas segundo as acções que lhes parecem apresentarem maior probabilidade de promover os seus principais desejos.

No entanto as ciências sociais que estudam mais directamente os nossos comportamentos, individualmente e colectivamente, como a psicologia e sociologia, fornecem ampla evidencia de que não é esse, de todo, o nosso modo de funcionamento.

Há quem procure ajuda, recorrendo a profissionais ou em literatura do tipo de auto ajuda para tentar ultrapassar este comportamento que afecta muita boa gente, como é o meu caso.

Por que raio é que eu tendo coisas deveras importantes para fazer, me perco com ninharias, só com o propósito de as adiar?

Curiosamente, tanto Platão como Aristóteles deixaram-se enredar de tal forma nesta duvida que descobriram um problema filosófico na incapacidade de lhe dar uma resposta capaz:

O mistério das razões que nos levam a decidir fazer aquilo que não nos parece ser o melhor.

Alguém tem solução para isto?

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...