Páginas

terça-feira, 15 de setembro de 2015

A minha é maior que a tua.

Embalados pelo debate televisivo, os hooligans das claques partidárias invadiram as redes sociais. Uns eufóricos pelo desempenho de António Costa e outros ressabiados pela postura defensiva de Passos Coelho. E como já estamos em plena campanha eleitoral, é notório que o bom senso e a verdade começam a escassear, e o vulgar passou a ser dizer mal de tudo o que foi feito e prometer melhorias imediatas.

Após algum tempo arredado do mundo virtual, hoje ao aceder às redes sociais fui brindado com uma rajada de pérolas que não posso deixar de comentar:

- O PSD é que chamou a Troika.
E não só o PSD, como todos os outros partidos com representação parlamentar que chumbaram o PEC IV. E se bem me lembro o ministro das finanças Teixeira dos Santos, os banqueiros, empresários e muitos outros, fizeram uma forcinha para trazerem a Troika. Mas sempre fiquei com a ideia que o maior responsável pela vinda da Troika, foi o Dr. Mário Soares que muito se vangloriou na altura de que tinha sido ele a convencer o Eng Sócrates durante um longo almoço.
Mas já agora pergunto eu: não é mais importante discutir as políticas que provocaram a quase bancarrota e consequente intervenção da Troika?

- Com este governo a divida pública aumentou.
De facto este governo exagerou nos gastos, foram obras e mais obras, aumentos de vencimentos na função pública e nas pensões, isto para não falar das carradas de PPP´s, Swaps, etc, etc.
Foi um autêntico “regabofe”. Sim, porque os encargos com a dívida pública (alguma escondida debaixo do tapete), deixada pelo anterior governo, foram uns meros tostões. 

-Acabar com a austeridade e relançar a economia.
Como eu gosto da malta que apregoa o fim da austeridade. Basicamente querem dizer: vamos consumir que depois alguém há-de pagar a conta.
O exemplo mais emblemático é a proposta para redução da TSU. O pessoal fica agora com mais graveto para gastar e depois lá mais para frente, quando o actual proponente estiver a candidatar-se à Presidência da República e já não for primeiro-ministro, alguém há-de cortar nas pensões ou arranjar quem pague. 
Já agora, uma pergunta que me inquieta – quem proclama este tipo de balelas sabe o verdadeiro significado de austeridade?

-Este é o primeiro governo que vai entregar ao seguinte o país mais pobre do que recebeu.
Sim, se bem me lembro este governo herdou um rico país à beira da bancarrota, com os cofres vazios e sem recursos para pagar as obrigações de curto prazo, e que teve que ser intervencionado por quem nos emprestou algum graveto para sairmos do sufoco.
Já o desgraçado do próximo governo vai herdar um país paupérrimo, mas com fundo maneio e para muita pena minha, sem ninguém cá para os ensinar a governar.  

Como diria o outro, QUERO VOLTAR PARA A ILHA


Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...