Páginas

quinta-feira, 8 de maio de 2014

A ganância no seu melhor!!

É cíclico e muito propício em alturas de crise. 
O negócio, ou melhor a aldrabice, designado pela bolha ou bola, é geralmente apresentado como uma forma de mutualismo, em que se é convidado a entrar com uma quota e a angariar subscritores, com a promessa de altos rendimentos sem grande esforço.

Não conheço nenhum negócio que gere tão grandes mais-valias, a não ser os ilegais, como por exemplo tráfico de drogas e prostituição.

O esquema que é apresentado de diversas formas, não passa de um jogo, que como em qualquer jogo tem vencedores e perdedores, e que basicamente consiste no seguinte:

Cada pessoa paga para entrar e arranja mais dois patos para participar. Cada um desses faz entrar mais dois, e cada um desses quatro convence mais dois. Os oito da terceira rodada pagam a entrada ao primeiro que ganha oito vezes o dinheiro com que entrou. O esquema apenas passa dinheiro de uns para os outros e só dá lucro aos que lá estão enquanto entrar mais gente. Os últimos pagam a conta. A questão é que os últimos, se não conseguirem arranjar outras duas pessoas, perdem automaticamente o dinheiro, ciclo termina e a coisa estoira. 

A génese do esquema em pirâmide resume-se a obter altos rendimentos sem nada produzir, enganando as pessoas com a sua própria ganancia.
Embora noutra dimensão, o esquema é muito parecido com a bolha do imobiliário que muito contribuiu para actual crise em que hoje estamos atulhados e que foi promovida pelo sistema financeiro controlado pelos maiores bancos mundiais.

É preocupante que ainda haja muito boa gente que não aprendeu a lição.

Hoje fui convidado a entrar num destes esquemas por uma pessoa que é nada mais nada menos que professora primária e que se fazia acompanhar por uma colega de profissão, que dizia já ter ganho 8.000€ com o negócio.

A questão que se me levanta é:

- Será que estas almas incutem nas crianças que educam a noção de que podem ter uma rica vida sem nada produzirem?

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...