Páginas

sábado, 23 de março de 2013

Os Eleitos



Serve a presente para informar os menos atentos que já foi dado o sinal de partida para a dança da cadeira do poder do nosso concelho. O vencedor irá sentar-se no cadeirão da câmara municipal da Mealhada na sede do concelho (para os mais distraídos, trata-se daquele grande edifico que fica do lado poente do jardim municipal).
Nunca lá estive, mas quem já teve essa honraria diz que o gabinete não é grande coisa. Aparentemente a última remodelação terá ocorrido antes da implementação da república e por isso, não fica lá bem qualquer presidente ou seja não podem ser muito modernos porque destoam com o mobiliário, além de ser uma carga de trabalhos arranjar gravatas que condigam com os cortinados.

O articulado do contrato estipula que o eleito será o inquilino do palacete durante um período de aproximadamente 4 anos, renováveis por mais 2 períodos, caso não haja renuncia de uma das partes.
O ordenado embora não seja nada de por ai além, não é mau de todo para os dias que correm, acresce um telemóvel com um plafom generoso, cartão de credito e viatura com ou sem chofer (à escolha). ÀH muito importante, também tem direito a uma secretaria para atender os telefonemas dos amigos de ocasião e fazer a maior parte do trabalho chato. O horário também não é mau, embora tenha que comparecer numas reuniões meio chatas, como não tem que picar o ponto, pode-se baldar de vez em quando, que ninguém dá por falta.

No meu ponto de vista o tacho nem é mau, mas acarreta alguns riscos, como levar uns bofardos de alguém descontente com uma expropriação ou com o indeferimento a um pedido de construção de uma pocilga (há gente para tudo).

Os dois maiores conclaves partidários já decidiram e por isso já existem dois candidatos para disputar o cadeirão. Penso que ainda mais conclaves irão reunir, mas seguramente será de um dos dois escalados o eleito.
O ato eleitoral deverá ocorrer no mês de Outubro pelo que posso concluir que os dois candidatos serão corredores de fundo, daqueles que não tem grande estofo para grandes sprintes finais.

Pelo partido Socialista temos como candidato o Sr. Dr. Rui Marqueiro, um repetente que quer retomar o poleiro que abandonou para o atual ocupante do lugar.
Utilizando a gíria, diria que se trata de um animal político. Já exerceu o cargo, cansou-se e foi arejar para Assembleia da Republica, por onde andou à espera de algo melhor e na falta de uma secretaria de estado, arranjaram-lhe um lugar num concelho de Administração. Enfim um gajo calejado e provavelmente com alguns conhecimentos no Terreiro do Paço e no Largo do Rato.
Homem casado e sem filhos por isso com muito tempo livre.
Também me parece, repito, parece que com a alteração da lei das reformas, que obriga um gajo a dar à peganha até aos 65 anos, terá pesado na sua vontade (a vida não está fácil para ninguém).

E se o PS aposta num político de carreira, o Partido Social Democrata aposta em Gonçalo Louzada, um estreante oriundo daquilo que designam de sociedade civil. Rapaz para a casa dos 40 e tais anos, pouco visto e por isso para alguns desconhecido, tenta impressionar com o seu curriculum profissional e um bom desempenho nas atividades associativa e desportiva. Com origens em famílias tradicionais com pergaminhos no concelho, é casado e com filhos suficientes para abrir uma creche. No que diz respeito à política é apresentado como independente, embora possa ter recebido alguns genes do seu avô que ocupou o gabinete em disputa antes do 25 de Abril e que chegou a Governador Civil.

Para me decidir ainda falta saber que musica è que cada um vai tocar pelo que para já o meu voto está em branco.

No entanto já anda por ai muita gentinha numa azáfama, como é o caso do meu primo Zé Lérias. O meu primo, para quem não o conhece, é o gajo mais esclarecido e conhecedor da política do concelho e arredores. Trata por tu praticamente todos os eleitos para as assembleias de freguesia e assembleia municipal. Movimenta-se muito bem nos meandros do poder concelhio e como não tem grande jeito para fonte de informação, encarrega-se de ser ele próprio um meio de comunicação sem licença. Que o digam os jornais da terra, devido à sua concorrência desleal, um já fechou e o outro teve que ser alvo de uma OPA.
Segundo ele a coisa até pode a vir a ser renhida, mas não tem duvidas que o candidato do PS é o mais bem posicionado. Parece basear-se na teoria que o mister Mário Wilson tinha nos gloriosos tempos do SLB, de que qualquer treinador no Benfica arriscava-se a ser campeão (velhos e bons tempos).

Para o meu primo qualquer candidato do PS tem hipóteses de ganhar e dá como prova as eleições para a camara municipal, de há uns anos largos, que tinha como candidatos pelo PS o Foto Rei da Mealhada que ganhou folgadamente ao todo poderoso e conhecido Cesar Carvalheira do PSD.
Só a meio do mandato é que a maior parte da população verificou que se tratava do Dr. Rui Marqueiro e não o Foto Rei, mas ninguém ficou chateado porque se era do PS era FIXE.

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...